Reunir, de uma vez só, os principais pontos turísticos da região Sudeste de nosso país não é tarefa fácil. São tantos os atrativos visitados todos os anos por turistas de todo Brasil e do mundo que não caberia neste artigo. Mas aceitamos o desafio para que você possa programar o melhor roteiro de viagem! 

A região Sudeste do Brasil reúne os maiores destinos turísticos pela enorme variedade de praias, cidades históricas, muita natureza e ótima gastronomia. Trata-se do eixo cultural e econômico mais importante do país e abrange as principais capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.  

Nessas cidades você pode curtir a agitação de uma grande metrópole com muitas atrações culturais e, ao mesmo tempo, desfrutar do calor de praias deslumbrantes ou do friozinho das regiões de montanha. Tudo com uma ótima infraestrutura para te receber muito bem. Mas, atenção, como as capitais do Sudeste tem uma demanda turística altíssima, planeje-se com antecedência e tenha uma estada perfeita. 

Confira, abaixo, os principais pontos turísticos da região Sudeste. 

Pontos turísticos no Rio de Janeiro 

Cidade Maravilhosa, ou melhor, o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo, como dizia a canção “AqueleAbraço”, eternizada por Gilberto Gil e que ressalta as qualidades da cidade e do seu povo hospitaleiro e caloroso.  Se você ainda não conhece o Rio, não deve deixá-lo de fora de sua próxima viagem. Quem nunca ouviu falar do Cristo Redentor ou do Pão de Açúcar? Dois dos maiores pontos turísticos do Sudeste e obrigatórios para quem visita acidade. 

Crédito Luiz Ribeiro

A cidade do Rio de Janeiro é, de longe, uma das maiores cidades do Brasil. Conhecido por seus contrastes, o Rio combina perfeitamente praias douradas, florestas deslumbrantes e uma vida urbana bastante movimentada. O número de eventos na cidade, depois da volta do Rock in Rio, em 2022 e de um carnaval de recordes este ano, deve ser 25% maior em 2023 em comparação com 2019, antes da pandemia, segundo dados do Rio Convention & Vistors Bureau (Visit Rio). Por isso, seja qual for o período que for, se você visitar a cidade contará com uma vasta programação deeventos.

Comecemos com as atrações mais visitadas: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar!

Entre os principais pontos turísticos do Sudeste definitivamente está o Cristo Redentor. A estátua possui 38metros de altura e está instalada no ponto mais alto do Rio de Janeiro, onde se pode ter a melhor vista panorâmica da cidade. Como é um local popular, você deve reservar seus ingressos com antecedência se não quiser esperar. Você pode subir pelo Trem do Corcovado ou com as vans regulares na entrada da estação, que fica no bairro das Laranjeiras. O Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo, após um concurso promovido pela New Open World Corporation (Suíça) ficando ao lado de alguns dos mais importantes monumentos do mundo como a Muralha da China e Petra, na Jordânia. 

O passeio no Pão de Açúcar também é de perder o fôlego, um dos cartões postais mais visitados do mundo. Na praia da Urca,zona sul do Rio, você consegue os bilhetes para subir no bondinho que faz aligação entre os dois morros mais simbólicos da cidade maravilhosa. Anualmentemais de 1,5 milhão de pessoas viajam pelas estações da Praia Vermelha. O melhor a fazer é comprar o seu ingresso direto no site da atração para evitar filas, mas é possível comprar na hora. O ingresso dá acesso até o Morro do Pão de Açúcar e é valido para ida evolta. A primeira parada é o Morro da Urca e a segunda, em direção aooutro morro (bem mais alto que o primeiro!). A vista é linda. Diversão garantida!

Crédito: Luiz Ribeiro

Outro ponto turístico bastante visitado é o Estádio do Maracanã(na região da Zona Norte do Rio). Se você tiver tempo, compre ingressos para assistir a uma partida de futebol, a experiência vai ser incrível. 

Se você curte natureza, não deixe de conhecer a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Dividido em três setores de visitação -Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea - o Parque Nacional da Tijuca tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades. Visitado por mais de 3 milhões de pessoas por ano.

E as praias cariocas?

Do Leme, passando por Copacabana, seguindo por Ipanema e Leblon até a Praia da Barra e aos trechos de areia mais isolados e um pouco menos conhecidos, como a Praia da Macumba, Prainha e Grumari (muito utilizada pelos surfistas), o Rio de Janeiro é a cidade mais visitada da América do Sul por suas praias. Em todo o litoral você encontra quiosques com ótima gastronomia, cerveja gelada, ciclovias para um belo passeio de bike (que você aluga em todos os pontos) e uma grande programação de shows e eventos.

Crédito: Wirestock

Ainda na zona sul do Rio, você também pode fazer um passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde é possível encontrar muitas atividades para crianças e opções de bicicletas e pedalinhos para aluguel. Não precisa nem sair dali, porque também existe uma grande variedade de restaurantes. Vale a pena, ainda, assistir ao hipnotizante pôr do sol no Arpoador, programa imperdível, e conhecer o Jardim Botânico com muitas áreas verdes. 

O Rio não é só Samba no pé

O Rio de Janeiro também é bastante conhecido pelo seu Carnaval, um evento de grandes proporções, tanto pelos desfiles na Praça da Apoteose quanto pelas ruas da cidade nos milhares de blocos. Mas, se você gosta de música, não precisa esperar o carnaval para um samba de sucesso. As escolas de samba promovem em seus barracões e quadras shows de samba durante todo o ano, incluindo música ao vivo e dançarinos de cair o queixo. Além disso, no centro da cidade existem muitas opções de bares e casas noturnas com música de todos os gêneros, desde gafieiras na Lapa ao rock do Circo Voador.

Crédito: Selaron

E, por falar na região central do Rio, nesse local também há várias atrações como visitas guiadas em prédios históricas e museus muito bonitos, já que a cidade foi a capital brasileira antes de Brasília.

Se você tiver mais algum tempinho para uma esticada na estadia, aproveite para conhecer outras cidades próximas. Basta pegar um ônibus na Rodoviária do Rio em direção a estes destinos de curta distância para um bate e volta. Você pode comprar sua passagem com a gente que também levamos você até a região do Vale do Café, por exemplo.  Considerado um dos santuários naturais e culturais do Brasil, na região existiram mais de 600 fazendas da época do Brasil colônia, muitas produtoras de Café. Várias fazendas passaram a hospedar turistas e oferecem conforto e muita diversão para todas as idades.

Pontos turísticos em Belo Horizonte

Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do Brasil e há várias coisas para fazer que valem a pena colocar a cidade em seu roteiro. Selecionamos a dedo as melhores coisas para fazer em BH. A cidade é perfeita para curtir os bares e a gastronomia de dar água na boca. O mineiro é um povo bastante acolhedor e adora uma prosa.

Crédito: Prefeitura de Belo Horizonte/PBH

A gastronomia de Belo Horizonte aquece o coração. Combinada com a cultura dos botecos e temperada com paixão, essa é a receita base da cozinha da cidade mineira.  Seja num bar com carta de petiscos ou num restaurante premiado de cozinha contemporânea, a gastronomia de Belo Horizonte agrada a todos os paladares e se reinventa a cada dia. Você vai encontrar muito feijão, carne de porco, frango com quiabo (iguaria mais conhecida), pão de queijo e queijos deliciosos, doces e iguarias. E para acompanhar, uma boa cachaça. Não deixe de provar as cervejas artesanais e alambiques da região e conhecer as cafeterias especializadas que servem o melhor café em grão produzido localmente.

Quando estiver em Belo Horizonte, você deve visitar a Praça da Liberdade, que é um parque no centro da cidade cheio de verde e um bom lugar para relaxar. Outro lugar para conhecer é o Mercado Central, onde você pode comprar diversas especialidades gastronômicas como queijos. Belo Horizonte é famosa pelos laticínios de alta qualidade.

Crédito: Divulgação

Para ter a melhor vista panorâmica da cidade, dirija-se ao Mirante das Mangabeiras, de onde também é possível avistar diversas catedrais e bucólicas igrejas. Se você é fã do mais famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, pode encontrar alguns de seus edifícios futuristas em Belo Horizonte. Em Pampulha, bairro da década de 1940, você encontra alguns dos destaques da arquitetura moderna do Brasil, incluindo a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Niemeyer. Ao lado, fica o Parque Guanabara, um parque de diversões pequeno, mas que vale a pena visitar. Na Pampulha está o mundialmente famoso Iate Tênis Clube, fundado junto com o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado também por Niemeyer. Os convites para o clube podem ser adquiridos no local (são gratuitos se você conhecer alguém filiado ao clube). O Conjunto Moderno da Pampulha é listado como um local do patrimônio mundial.

Outro ponto turístico do Sudeste localizado em BH é o Estádio do Mineirão, um dos maiores e recém-reformados estádios do Brasil, onde foram disputadas várias partidas de futebol, incluindo a infame derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.  

Crédito: Agência i7

Entre os locais para desfrutar a natureza e o clima fresquinho de BH, estão o Parque das Mangabeiras, onde o Cerrado se mistura com a Mata Atlântica, sendo um ótimo passeio para crianças e família e a Praça da Liberdade, cercada de palmeiras e também por imponentes edifícios do século XIX, incluindo a sede do Governo do Estado.

Se você tiver um tempinho, vá até o Museu de Artes e Ofícios, instalado em um dos edifícios oitocentistas da antiga Estação Central dos Comboios. Seu acervo mostra a riqueza do trabalho popular e das profissões brasileiras antes da industrialização do país. Outra dica é a Torre Alta Vila, no bairro de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A torre oferece uma vista espetacular de Belo Horizonte e das montanhas ao redor. No andar principal fica o Hard Rock Cafe - Belo Horizonte.

Crédito: Andreia Bueno

Além das atrações e pontos turísticos de Belo Horizonte, vale a pena também sair da cidade e conhecer o Parque de Inhotim, excepcional museu ao ar livre ou esticar mais um pouquinho e visitar uma das mais belas cidades coloniais do Brasil, Ouro Preto.

Pontos turísticos em São Paulo

Considerada a décima cidade mais rica do mundo, São Paulo é o maior centro financeiro do país e um dos maiores do mundo. Aclamada como cidade do turismo de negócios, atrai milhares de visitantes todos os dias e sedia grandes eventos internacionais. Abriga milhares de casas noturnas, espaços culturais, clubes e uma das noites mais animadas do mundo.

crédito: zsimovel.com.br

Destacam-se entre os atrativos turísticos a gastronomia e a cultura. São mais de 12 mil restaurantes de mais de 40 cozinhas mundiais diferentes, além dos 70 museus, mais de 200 cinemas, cerca de 50teatros, galerias de arte. E, por falar em cultura, São Paulo está sempre na vanguarda dos movimentos artísticos. 

Do centro, em uma caminhada só, você conhece uma das áreas noturnas mais badaladas da região, a Rua Augusta; a vibrante área cultural e de negócios ao redor da Avenida Paulista (onde está o famoso touro, da Bolsa de Valores de SP); diversas opções de compras nos arredores da Rua Oscar Freire; o bairro nobre e verdejante do Jardim América; uma grande variedade de lojas de carros caros no Jardim Europa e o maior e mais moderno bairro comercial da Av. Faria Lima. A Av. Paulista, inclusive, é um dos cartões postais mais populares de São Paulo, orgulho dos paulistanos. Seu contraste arquitetônico reflete o fato de a avenida estar localizada entre as partes "velha" e "nova" da cidade.

Crédito: Fernando Morais

O rio Pinheiros corta a zona oeste de São Paulo no sentido norte-sul e, apesar de bastante poluído, os bairros que o circundam estão entre os mais belos e interessantes da cidade. A orla leste é repleta de arranha-céus que compõem os centros empresariais da Faria Lima, Brooklin Novo e Vila Olímpia, e possui a maior ciclovia da cidade, além de uma das áreas de vida noturna mais vibrantes. No meio do rio, ergue-se a magnífica Ponte Octavio Frias, mais conhecida como Ponte Estaiada.

Embora São Paulo seja comumente associada ao cinza e à falta de espaços verdes, a Mata Atlântica ainda cobre grandes porções da cidade. Os parques são divididos em três tipos:

 

·        Parques de lazer com muitos equipamentos recreativos, esportivos e culturais. O Parque Ibirapuera é certamente o mais famoso parque desse tipo na cidade, abrigando diversos museus, monumentos e atividades culturais. Também não faltam atividades para o turista com passeios guiados para observação de pássaros, identificação de árvores e um passeio geral e popular;

 

·        Os parques de ecoturismo, cobertos principalmente pela Mata Atlântica e outros ecossistemas naturais, e que contêm instalações recreativas limitadas. Eles são adequados para aqueles que procuram uma aventura. As dicas são o Parque Estadual da Cantareira, a APA Capivari-Monos e o Parque Estadual do Jaraguá;

 

·        Os parques mistos que reúnem equipamentos de lazer e áreas de natureza preservada. São uma boa opção se pensa que a melhor forma de desfrutar da natureza é na companhia de amigos e família, ou se pretende fazer algo mais relaxante e menos aventureiro. Como exemplo, citamos o Parque do Carmo, o Parque Ecológico do Tietê e o Horto Florestal.

 

Para quem aprecia arte e cultura, São Paulo é o destino perfeito! No centro histórico você pode visitar a Pinacoteca, um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Outros pontos turísticos obrigatórios são o Museu de Arte de São Paulo, o Instituto Tomio Ohtake, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Ipiranga e o Theatro Municipal de São Paulo(com apresentação das óperas mais importantes).

Crédito: Caio Acquesta 1

Adultos e crianças têm diversão garantida no Zoológico de São Paulo e no Aquário de São Paulo. Acidade também possui espaços educativos voltados atividades para a criançada como o Catavento Cultural e o Espaço Ciência. Por fim, o Mundo da Xuxa é um parque temático só para os pequenos. 

Com extensa programação de eventos, destacamos alguns neste artigo para você programar a sua visita no mesmo período. Todos os anos, durante o feriado de Corpus Christi (geralmente entre maio e junho), cerca de 3 milhões de pessoas participam da maior parada do Orgulho Gay do mundo. Acontece em um domingo, e a Avenida Paulista é o lugar certo. Carros alegóricos lotados de música eletrônica desfilam do MASP à República. As bebidas são abundantes e a sensação da festa rave mantém o púbico animado durante o pôr do sol.

Crédito: Inkdrop

 Outro evento importante é a Virada Cultural, uma maratona cultural 24 horas que acontece em vários pontos do Centro Histórico, acontecendo anualmente entre os meses de abril a maio. É um evento gratuito que reúne um público de vários milhões de pessoas que circulam durante uma festa cultural 24 horas sem parar. E, por fim, não podemos deixar de lembrar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, realizado no Autódromo José Carlos Pace, no distrito de Interlagos, ao sul. É realizada sempre em novembro.

Crédito: Fabio Arantes/site Prefeitura de São Paulo

Para fugir do ritmo acelerado da capital, alguns buscam conhecer o litoral, visitando as praias de Ubatuba ou Ilhabela. Outras preferem as regiões serranas, procuram a cidade de Campos de Jordão, um ótimo destino, com vários passeios lindos, bons hotéis e restaurantes excelentes para comer uma fondue. 

Veja também nosso post sobre pontos turísticos no Brasil.

Ufa! Acho que conseguimos listar os principais pontos turísticos da região Sudeste e programas mais bacanas para você escolher seu próximo destino, não é mesmo?

O calor do Rio, o friozinho de MG e SP, o que vale é viajar com planejamento. Programe sua visita em um desses pontos turísticos do Sudeste, veja no site da Gipsyy as passagens e ótima viagem!