O mercado de transporte é um dos maiores poluidores do planeta, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o setor dos transportes é quase inteiramente dependente de combustíveis fósseis e a quantidade de emissões mais que dobrou desde a década de 70. Sendo o uso de veículos motores responsáveis por cerca de 80% desse aumento.

Com essa grande responsabilidade, o mercado de mobitechs tem assumido diversos compromissos, como a compensação de CO2 em viagens, apoio a projetos de reciclagem, entre outras iniciativas das diversas opções no mercado.

A Gipsyy já compensou 1,3 mil toneladas de CO2 referentes as atividades do primeiro semestre deste ano. A meta para o ano é chegar a 2,5 mil toneladas compensadas, para isso, a empresa conta com o apoio da Ambify, especialista em compensação de carbono para empresas e pessoas físicas.

Para a startup Gipsyy a preocupação com práticas ESG está no DNA da empresa, que além do crédito de carbono também é apoiadora de projetos de preservação ambiental, como o trabalho desenvolvido pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade, que atua na recuperação e proteção de regiões de Mata Atlântica em Minas Gerais e Espírito Santo, preservando uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no mundo, o Muriqui.

“A preocupação com a preservação e a sustentabilidade norteiam nossas ações desde o nascimento da Gipsyy aqui na Europa. No Brasil, a parceria com Instituições que cuidam da preservação da fauna e flora garante que nosso propósito seja respeitado. Assim, a Gipsyy pode ser uma escolha possível para pessoas que querem viajar com consciência e buscam empresas que estão preocupadas em reduzir o impacto ao meio ambiente”, explica a CEO da Gipsyy, Bia Barata.

A Gipsyy é uma startup preocupada em liderar a discussão da sustentabilidade no setor rodoviário brasileiro e com a expansão do debate sobre preservação, que passa também pela ampliação do consumo consciente e da sustentabilidade ambiental dos negócios, a empresa foca em medidas que sejam parte da solução apoiando também o projeto Instituto Vida Livre no Rio de Janeiro, que trabalha no resgate de animais feridos e realiza a inserção, após a recuperação, na natureza.

Parceria Gipsyy e Muriqui Instituto Biodiversidade

O muriqui é um macaco nativo da Mata Atlântica que está correndo sério risco de extinção e a Gipsyy está patrocinando as ações de defesa e conservação desta espécie em parceria com a MIB (Muriqui Instituto de Biodiversidade), instituição que já atua em prol dessa causa há mais de 7 anos.

Com foco na preservação da espécie, foi criado o projeto REDE MURIQUI que atuará nas comunidades locais promovendo educação e conscientização para que estes sejam agentes aliados do projeto na identificação e localização dos muriquis.

Além disso, a equipe do Muriqui Instituto de Biodiversidade também realizará expedições em busca de fêmeas perdidas com objetivo de reintegrá-las aos grupos de muriquis remanescentes nas áreas de conservação da Mata Atlântica.

A Gipsyy se orgulha de patrocinar o projeto e para acompanhar as ações realizadas acesse o instagram @mib_muriqui e assista os registros das expedições no canal do Youtube. E, para saber mais sobre a MIB acesse https://mib.org.br.

Parceria Instituto Vida Livre

A Gipssy apoia o Instituto Vida Livre que tem como objetivo principal atuar no resgate e reabilitação de animais silvestres vítimas do tráfego ou de acidentes em áreas urbanas no Rio de Janeiro.

O trabalho é dinâmico, a cada dia são recebidos animais de diversas espécies em variadas situações que sempre demandam cuidado e muito carinho por parte da equipe. Quer saber mais sobre esse projeto? Clique aqui e veja como o Instituto Vida Livre tem salvado animais no Rio de Janeiro.

Ambify

Ambify é o app que ajuda empresas e pessoas físicas a calcular e compensar as emissões de CO₂.

Na plataforma, qualquer pessoa pode calcular a pegada de carbono das suas atividades do dia a dia, desde um cafezinho até o consumo mensal de uma família. E com apenas alguns cliques, compensar o planeta com créditos de carbono gerados por projetos certificados conferindo rastreabilidade e lastro.

Veja as rotas disponíveis no site Gipsyy.