Você é daqueles que aprecia muito viajar, mas não desgruda do pet e gosta de levar ele para tudo que é lugar? Saiba que você pode levar animal no ônibus de viagem e isso é um processo muito fácil! E tem mais: ele ainda vai poder fazer todo o traje todo seu lado.

Sabemos que para muitas pessoas os animais de estimação são verdadeiros membros da família e o mais bacana é que, além de poder viajar nos ônibus, muitos hotéis e pousadas são pet friendly e, mesmo durante o trajeto da viagem, inúmeros pontos de parada nas estradas já possuem espaços pet para que o viajante possa fazer o seu lanche com muito conforto ao lado do seu animal.

Mas fique ligado, existem algumas regras para o transporte de animais em ônibus que os tutores devem seguir para que os pets curtam o passeio de forma segura, sem que a presença deles incomode ou traga transtornos para as outras pessoas dentro do veículo.

Como fazer o transporte de animais em ônibus rodoviário?

Nos ônibus parceiros da Gipsyy, são muito bem-vindos os animais domésticos (cão e gato) com até 10kg, e o primeiro passo para realizar a viagem de animais em ônibus é fazer uso da caixa de transporte. Ela é um item obrigatório, que garante a segurança do seu animal e dos demais clientes. Procure por uma bem ventilada e com dimensões adequadas ao seu animal, lembrando que o tamanho máximo permitido é 44x36x27 (CxLxA). A caixa deve ser de plástico, fibra de vidro ou material similar, resistente e sem pontas que possam gerar cortes. Devem ser ainda à prova de vazamentos e forradas com tapete higiênico.

O pet deverá ser a sua companhia durante a viagem e isso é bem legal, não acha? Os animais devem ser transportados na poltrona ao lado do tutor, por causa dos cuidados especiais e de higiene que a situação exige, e será cobrada a tarifa normal pela ocupação do assento.

Em cada viagem, só é autorizada a viagem de dois animais, sendo um por cliente.

Cão guia: Essa é uma situação especial. Ele é o acompanhante legal (e leal) de alguns passageiros em condição especial como deficientes visuais e outros. Por isso, é permitido o embarque com a emissão de bilhete de passagem de forma gratuita, ocupando uma poltrona ao lado do cliente especial, sem a necessidade de caixa de transporte.

Aves e animais silvestres: Fique atento a isso: não são permitidos embarques com esses animais

Como preparar os documentos necessários?

Essa é uma etapa muito importante para a viagem de animais em ônibus. O pet deve estar coma vacinação em dia e, por isso, é necessário que no momento do embarque o tutor esteja e mãos com a carteira de vacinação com o registro das vacinas antirrábica e polivalente. Além disso, de acordo com as normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), os pets precisam estar acompanhados do Atestado Sanitário, emitido por um médico veterinário em um período máximo de dez dias antes da viagem, declarando a boa condição de saúde do animal.

No caso do cão-guia, além das exigências normais, deve ser apresentado também o registro de escola de cão-guia.

Dicas de como viajar de ônibus com seu animal

Agora que você já sabe tudo sobre o transporte de animais em ônibus, além dos documentos necessários, vamos dar algumas dicas importantes para que a sua viagem e do amigo pet de estimação seja muito legal.

1 - Faça uma consulta prévia ao veterinário, além de verificar e garantir a vacinação em dia, ele poderá orientar sobre diversos aspectos, inclusive sobre a necessidade de algum medicamento para utilização durante a viagem, caso necessário.

2- Já que vai viajar para um local longe de casa, é importante também manter a vermifugação do animal em dia contra a ação de parasitas como pulgas e carrapatos. Isso vai garantir o bem-estar dele ao longo do passeio.

3 – Coloque uma plaquinha de identificação no seu pet com todos os dados do bichinho e do tutor como nome e telefone. Isso facilita que n de qualquer eventualidade ele possa ser encontrado e devolvido.

4 – O seu pet também precisa de uma mala de viagem! Lembre-se que nela deve ter ração e petiscos, cobertos, brinquedos e coleiras, além de comedouros e tapetes higiênicos. Dentro do ônibus, não deixe de oferecer água para sua hidratação.

5 – Evite alimentar seu cãozinho ou gato próximo da hora da viagem para evitar enjoos, principalmente se ele não estiver acostumado com viagens.

6 – Escolha o seu hotel ou pousada com antecedência e confira todas as regras sobre a aceitação e circulação do seu animal de estimação por lá!

Pois é, aproveite que você pode levar animal no ônibus de viagem e reserve sua passagem agora para os melhores destinos com a Gipsyy e faça um passeio junto com seu pet!