Viajar no feriado prolongado é uma ótima oportunidade para estar com a família e com os amigos. Vamos combinar que na vida corrida é complicado ter tempo para juntar todo mundo. Por isso, o melhor jeito é se planejar.
Neste ano, os feriados nacionais são especiais, afinal são nove prolongados. Dá pra pensar em várias viagens práticas, econômicas e com bastante conforto no trajeto:
21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira): Finados
25 de dezembro (segunda-feira): Natal
Opções de praias
Para curtir os dias de sol com a família ou amigos, contemplando a beleza do mar e com a brisa gostosa no rosto, praia é a sugestão mais procurada. Porém, é possível pensar em opções bem inusitadas.
Ilha do Japonês – Cabo Frio– RJ
Uma das melhores praias de Cabo Frio! Por lá, tem encontro do mar com a Lagoa de Araruama que, juntos, formam o mar cristalino com águas tranquilas - ideal para quem procura passeio de caiaque, canoagem ou remo. Para melhorar a experiência, que por si só já é linda, tem como atravessar a ilha até seu lado oposto, tanto a pé como de barco. Uma dica pra quem quer atravessar andando: leve sapatilhas impermeáveis, assim, as pedras e sedimentos não machucarão os pés.
No lado oposto da Ilha do Japonês, a estrutura é bem robusta, com bares e restaurantes. Para quem prefere não atravessar, tem opções de lanches rápidos, como espetinhos, açaí e peixe grelhado.
Praia da Solidão -Florianópolis - SC
Um ótimo destino em Floripa. É praticamente deserta, com mar agitado e água fria. A atmosfera é tranquila, com bastante espaço para jogos de areia, ideal para grupos de amigos. Dentro da praia, tem a trilha do Saquinho, com duração de 15minutos, que leva os turistas para uma cachoeira, grande atração local.
As opções para alimentação são restritas, com apenas duas opções de restaurantes, então você também pode levar seus próprios lanchinhos e bebidas, sempre guardando o lixo pra descartar no local correto, afinal, bom mesmo é viajar com consciência.
Praia do Canto - Balneário Camboriú- SC
É conhecida como Prainha, a menor praia de Balneário Camboriú, com apenas 50 metros de extensão e localizada a 300 metros da Praia Central. Por lá, tem como caminhar tranquilamente pela areia, que é mais grossa e massageia os pés. Para quem gosta de natureza, muito verde ao redor! Passar o dia é delicioso[JF5] e a Praia do Canto é o point das fotos bonitas.
A estrutura atende os visitantes com pequenos comércios, lojinhas de lembrancinhas e restaurantes.
Aproveite uma viagem para o campo
Está procurando muita paz e descanso da mente? A viagem para o campo é uma ótima ideia!
Parque Estadual Campos do Jordão - SP
O parque é remanescente da Mata Atlântica, uma composição das matas Araucária, Nebular, Podocarpus e dos Campos de Altitude. As atividades por lá contam com acesso a quatro trilhas pequenas, pedalinho no Lago das Carpas, bosque da música e muito mais!
O Parque Estadual de Campos do Jordão fica aberto diariamente das 9h às 17h e o ingresso custa 18 reais.
Lavandário - Cunha – SP
O conhecido campo brasileiro de plantação de lavandas, com cerca de 40 mil pés plantados. Fica localizado numa propriedade rural montanhosa, meio as serras. Pelo cuidado com a flora, a fauna local também se preserva, com insetos, lagartos e aves por ali. O clima é relaxante. Respirar o ar puro e exercitar o olfato transformam nosso interior.
Por lá, tem lojinha com produtos feitos a base dos óleos essenciais destilados do próprio lavandário e café com pratos tipicamente franceses.
O lavandário é aberto da sexta-feira ao domingo e aos feriados, das 10h às 16h30. Os ingressos custam 20 reais.
Viajar coma ventura é bom pra sair da rotina e reviver aquela sensação de ultrapassar limites. Reserve um dos feriados prolongados para sentir a energia!
Morro do Ernesto – Campo Grande – MS
Trilha de dificuldade moderada, com subida e descida desafiadoras por conta da característica íngreme do morro. No Mirante do Ernesto, os grupos se reúnem e assistem ao pôr-do-sol e ainda tomam banho de rio. O acesso é fácil: o Morro do Ernesto fica a 20km de distância de Campo Grande.
A entrada é liberada das 6h às16h e a entrada custa 20 reais.
Serra da Jacutinga – Campo Belo – MG
A trilha pra subir a serra é de nível fácil e, ao chegar no topo, a vista panorâmica da cidade de Campo Belo é impressionante. Realmente, é pra quem procura relaxar no campo. Tem como fazer pic-nic e assistir ao pôr-do-sol.
Morro do Cristo – Juiz de Fora – MG
No Morro do Cristo, tem como começar a praticar rapel. Ótimo para os iniciantes. Para chegar, basta fazer uma rápida trilha de 5 minutinhos. A quase mil metros de altitude, do morro dá pra contemplar toda a cidade de Juiz de Fora. A descida de rapel é tranquila, com nível baixo de dificuldade e é recomendada para todas as idades.
Veja também o nosso post sobre os Pontos turísticos da região sudeste.
Agora que você já sabe todos feriados prolongados de 2023, e está com várias dicas de lugares legais pra conhecer, aproveite para se planejar com antecedência e economizar comprando as passagens com antecedência na Gipsyy e ir com conforto e segurança pra chegar tranquilo.
Confira as rotas disponíveis de viagem no site da Gipsyy.